Siga as instruções abaixo para garantir a melhor instalação e utilização de seu roteador, extraindo o máximo desempenho que ele possa oferecer.
- Ajuste a posição das antenas. Normalmente a posição vertical é a mais indicada.
- Prefira instalar seu roteador na parte central do ambiente, de preferência em um local mais alto, por exemplo, em cima de um móvel.
- Evite um número excessivo de barreiras físicas entre os dispositivos transmissores e os receptores da rede Wi-Fi.
- Não deixe seu roteador exposto à luz do sol ou a fontes de calor.
- Não coloque o roteador em locais fechados ou apertados.
- Não deixe seu roteador próximo do micro-ondas ou de outros equipamentos que possam gerar interferências.
- Não deixe seu roteador próximo a outros emissores de radiofrequências, por exemplo, telefones sem fio (analógicos).
Informações importantes:
- Utilize somente produtos homologados em conformidade com as legislações vigentes. Isso evitará, por exemplo, que tais produtos causem problemas graves de interferência em sua rede.
- LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais: este produto faz tratamento de dados pessoais, porém a Intelbras não possui acesso aos dados a partir deste produto.
Para orientações de instalação do seu produto, conexão dos cabos de rede e acesso as configurações, visite o Guia de instalação disponível na caixa ou em: Acesso aos guias de instalação. Após, visite a seção 3. Configuração via interface web para orientações de configuração.
Para instalar seu produto em modo nó secundário, posicione e ligue ele na tomada, próximo ao roteador ou ONT que atue como Nó Principal da rede inMesh.
Então acesse a interface do Nó Principal e realize o procedimento de adição de nó. Para mais informações de configuração da rede inMesh visite: Configuração inMesh.
Abra o navegador de internet (recomendamos utilizar as versões mais atuais do navegador Google Chrome™2, Firefox®3 ou Microsoft Edge) e acesse o endereço http://10.0.0.1, então será exibido o Assistente de Instalação. Esse procedimento também deverá ser realizado sempre que você precisar alterar alguma configuração do seu roteador.
Será mostrado a configuração das Credenciais de acesso, essa tela permite que você realize a configuração de usuário e senha para acesso ao roteador.
Dica: para criar uma senha forte você precisa utilizar letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Esta tela permite que você escolha um nome para o seu roteador, esta infomação sera apresentada na Dashboard do seu roteador.
Após a configuração do usuário e senha você será levado para a tela de seleção do modo de operação. Você deve selecionar o modo de operação que deseja configurar em seu roteador.
Modo de operação |
Descrição |
---|---|
Roteador Wireless (Padrão) | Esse é o modo padrão de funcionamento do Roteador Wi-Fi, nele o aparelho se comunica com a internet através de conexão com cabo WAN e pode ser configurado como IP Automático (DHCP), PPPoE e IP Estático. |
Ponto de Acesso (bridge) | Esse modo de operação faz com que o produto desative suas funcionalidades de roteamento e dependa de conexão com um aparelho roteador para funcionar, ele é utilizado para transformar uma rede cabeada em rede Wi-Fi. |
Repetidor Wi-Fi | Esse modo permite que o produto atue como um repetidor de sinal Wi-Fi, ele é utilizado para fazer a extensão sem fio do sinal. Ao selecioná-lo, você deverá escolher a rede Wi-Fi que deseja repetir. |
Modo Roteador
Ao escolher esse modo de operação, o roteador se conectará na Internet através da porta WAN e disponibilizará a rede Internet através do Wi-Fi e de suas portas LAN.
Nesse modo, você deve conectar o cabo de rede do modem do provedor/operadora na porta WAN do seu roteador ele irá tentar reconhecer o método de conexão automaticamente.
Caso o roteador não detecte seu método de conexão ou se tiver dúvidas quanto ao modo de configuração da Internet do roteador, visite a seção Internet deste manual.
Modo Ponto de acesso
Através do Modo Ponto de acesso, o Roteador dependerá de outro dispositivo(através de uma Conexão Cabeada!) Para a criação de uma rede Wi-Fi.
Nesse modo, o roteador irá manter a mesma faixa de IP da rede em que estiver conectado.
Modo Repetidor
Através do Modo Repetidor, O Roteador Identificará Conexões próximas, onde poderá se conectar e repetir o Sinal da mesma.
Detecção do Cabo de Internet
Se não for possível detectar nenhuma conexão de rede na porta WAN, a seguinte tela irá aparecer.
Indicamos que verifique a conexão dos cabos de rede entre seu roteador e o equipamento que fornece a Internet (por exemplo seu modem ou outro dispositivo fornecido por seu provedor de Internet), também utilize se possível o cabo de rede fornecido junto com o produto.
Após verificar a conexão dos cabos clique em tentar novamente, você também terá a opção para pular esta etapa.
Agora, se o cabo de rede estiver conectado corretamente e mesmo assim o roteador não conseguir identificar o modo de conexão com a Internet, você verá a seguinte tela:
Se o roteador não conseguir encontrar o modo de conexão com a Internet verifique a conexão com o provedor em seu equipamento que fornece a Internet (por exemplo seu modem ou outro dispositivo fornecido por seu provedor de Internet).
Você terá a opção para tentar novamente ou configurar manualmente a conexão da WAN.
Após prosseguir com o assistente, você será levado a tela de Wi-Fi onde será possível configurar o nome da rede e senha da rede Wi-Fi.
Verifique se as configurações realizadas estão corretas e clique em concluir para finalizar a configuração
Caso o roteador já tenha sido configurado previamente, você não verá o assistente de instalação e será levado a tela de login do roteador, onde deverá inserir as credenciais de acesso nos campos correspondentes e clique no botão Entrar.
Obs.: caso o acesso não seja possível com essas credenciais, siga uma das opções abaixo:
Após realizar o login, você verá a tela da dashboard (figura a seguir), que contém as principais informações do roteador: status de conexão com a internet, consumo atual de banda, configurações de internet (WAN), configurações da rede local(LAN), informações do sistema e número de dispositivos conectados.
Na animação do círculo Internet, você poderá visualizar o status da conexão com a internet: caso a conexão esteja funcionando, você verá escrito Internet Ativa (imagem acima); caso haja alguma falha de conexão, você verá escrito Internet Inativa, com uma sinalização em vermelho.
Informações
O cartão com título Informações mostra algumas informações básicas sobre as redes Wi-Fi, as configurações de internet(WAN) e as configuração de rede local (LAN).
**Configuração de Wi-Fi 5GHz disponível somente em dispositivos Dual-Band
Detalhes
O cartão com título Detalhes mostra algumas informações do sistema.
No canto superior esquerdo da dashboard, ao clicar no ícone , você terá acesso ao Menu com todas as funções do roteador, conforme imagem abaixo.
Através do menu Rede, é possível realizar configurações na rede Wi-Fi, Internet e LAN do roteador.
As configurações de Wi-Fi estão disponíveis através do caminho Menu > Rede. Nas configurações de Wi-Fi será possível visualizar, editar e excluir as redes Wi-Fi existentes, criar novas redes Wi-Fi e alterar as configurações de rádio.
Para editar as configurações de uma das redes, clique no ícone e você será redirecionado à tela mostrada abaixo.
Obs.:
Obs.: A configuração é aplicada apenas no roteador principal em uma rede Mesh.
Por questões de segurança, é recomendado que você configure uma senha forte para a sua rede Wi-Fi. Uma senha forte é longa e contém letras, números e caracteres especiais (por exemplo, m1nh4.S3NH4-cachoRRO seria uma opção melhor do que 12345678)
Você pode utilizar no Nome da rede e Senha da rede qualquer um dos caracteres abaixo:
**Não se aplica para o W4-300F.
A configuração para criar Rede Wi-Fi está disponível através do caminho Menu > Rede > Criar Rede Wi-Fi.
Através desta configuração você poderá criar novas redes Wi-Fi no roteador, e terá disponível opções para Alterar o Nome da Rede Wi-Fi, Separar rede dualband, Divulgar o nome da rede, Deixar a rede aberta e também opções para escolher a frequência da rede Wi-Fi criada**.
Para dispositivos Dual-Band** é possível no total criar até duas Redes Wi-Fi, além de suas redes 2.4GHz e 5GHz padrão. Para dispositivos Single-Band é possível criar até duas Redes Wi-Fi, além de sua rede 2.4GHz padrão.
Obs.: A rede criada é aplicada somente no roteador principal em um rede Mesh.
** Não se aplica para o W4-300F.
As configurações de rádio estão disponíveis através do caminho Menu > Rede > Configurações de rádio.
20 MHz | Todos os seus dispositivos Wi-Fi serão forçados a se conectar ao roteador utilizando a largura de banda de 20 MHz. |
20/40 MHz | Todos os seus dispositivos Wi-Fi poderão se conectar ao roteador com largura de banda 40 MHz ou 20 MHz. Em ambientes com muita interferência, o seu dispositivo normalmente utilizará largura de banda de 20 MHz. |
20 MHz | Todos os seus dispositivos Wi-Fi serão forçados a se conectar ao roteador utilizando a largura de banda de 20 MHz. |
20/40 MHz | Todos os seus dispositivos Wi-Fi poderão se conectar ao roteador com largura de banda 40 MHz ou 20 MHz. Em ambientes com muita interferência, o seu dispositivo normalmente utilizará largura de banda de 20 MHz. |
20/40/80 MHz | Todos os seus dispositivos Wi-Fi poderão se conectar ao roteador com largura de banda 80 MHz ou 40 MHz ou 20 MHz. Em ambientes com muita interferência, o seu dispositivo normalmente utilizará uma largura de banda menor que 80 MHz. |
*Configurações aplicadas para roteadores com tecnologia WiFi 5 e WiFi 6.
**Configurações aplicadas para roteadores com tecnologia WiFi 6.
As configurações de internet estão disponíveis através do caminho Menu > Rede > Internet.
Nesta tela é possível visualizar o modo de operação selecionado e os campos correspondentes à cada um. Por padrão, a opção configurada é o modo Automático (DHCP).
Modo de operação | Descrição |
---|---|
Automático (DHCP) | Utilize este modo caso as configurações de sua conexão internet (WAN) sejam fornecidas de forma automática através de um servidor DHCP. |
PPPoE | Utilize este modo caso as configurações de sua conexão internet (WAN) necessitem de uma autenticação PPPoE. Será necessário, no mínimo, um usuário e senha (fornecidos pelo seu provedor ou operadora de internet) para autenticar com a internet. |
Estático | Utilize este modo caso as configurações de sua conexão internet (WAN) sejam fornecidas por meio de um endereço IP estático. Todas as informações necessárias para esta conexão devem ser fornecidas pelo seu provedor ou operadora de internet. |
Nesta tela é possível visualizar o modo de operação PPPoE selecionando e os campos correspondentes
Nesta tela é possível visualizar o modo de operação Estático selecionando e os campos correspondentes.
As configurações de rede local (LAN) estão disponíveis através do caminho Menu > Rede > LAN.
Nesta tela é possível visualizar as configurações de LAN e de servidor DHCP.
As configurações para Reserva de Endereço IP estão disponíveis através do caminho Menu > Rede > LAN > Reservas de endereço IP.
Nesta tela é possível visualizar todas as Reservas de endereço IP existentes e também opções para criar, editar ou remover.
Ao criar uma Reserva de Endereço IP você fará com que o dispositivo cadastrado, obtenha sempre o mesmo endereço IP informado na configuração.
Ao configurar uma Reserva e salvar, ela é apresentada na tela de Reservas de Endereço IP.
É possível visualizar nessa tela o nome da Reserva criada, o endereço MAC e o endereço IP reservado, bem como o Status do dispositivo Conectado ou Desconectado do roteador.
Obs.: é possível realizar, no máximo, 20 Reservas de endereço IP.
A configuração de IPv6 está disponível através do caminho Menu > Rede > IPv6.
Através do menu IPv6 você poderá habilitar ou desabilitar a conexão de IPv6 do roteador. Recomendamos manter sempre habilitado para um melhor desempenho do equipamento, somente desabilite o IPv6 se houver alguma inconsistência no funcionamento da Internet com o dispositivo.
A configuração do inMesh está disponível através do caminho Menu > Rede > INMESH.
Através do menu inMesh você poderá habilitar em seu roteador a tecnologia Mesh, podendo utilizá-lo como um Nó Principal ou Secundário.
Como a inMesh funciona?
A inMesh é a tecnologia Mesh da Intelbras. Com a rede Mesh, é possível criar um sistema Wi-Fi formado por dois ou mais módulos que comunicam entre si, para formar uma rede única. Obs.: O módulo principal compartilha somente configurações da rede WiFi com os módulos secundários.
Na tecnologia inMesh É possível utilizar 1 (uma) ONT Intelbras ou Roteador Wi-Force como Nó Principal e até cinco (5) Roteadores Wi-Force como Nó secundário.
Nó Principal e Nó Secundário
Antes de configurar a parte da funcionalidade Mesh, acesse o menu Rede > Wi-Fi e edite a primeira rede Wi-Fi.
Essa rede deve estar configurada como uma rede DualBand, com o botão WPS habilitado e o modo de segurança como WPA2-PSK (se você configurar o roteador através do assistente de instalação, essas opções estarão por padrão habilitadas).
Após configurar a rede Wi-Fi, vamos habilitar o mesh nesse roteador. Acesse o menu rede > Mesh. Habilite a função e defina o tipo como nó principal, em seguida salve.
Volte para a dashboard e agora ela deve aparecer assim:
A partir desse momento o roteador está configurado como Nó principal. Para configurar ou adicionar o roteador como Nó secundário siga os passos abaixo.
Para adicionar um Nó secundário, certifique-se que o roteador que será o Nó secundário se encontra atualizado na versão 1.21.8 ou superior. Após atualizar, restaure o produto para o padrão de fábrica.
Adicionando via interface WEB.
Acesse a interface WEB do roteador configurado como Nó Principal e na Dashboard clique no botão "Novo Roteador".
Nesse momento, ligue e posicione próximo ao Nó Principal, o roteador que será configurado como Nó Secundário (certifique-se que ele esteja atualizado na versão 1.21.8 ou superior e no padrão de fábrica). Siga os passos do assistente, informando a localização do dispositivo e aguarde a busca.
Aguarde o roteador principal finalizar a busca, e então ele iniciará o processo configuração do Nó secundário, não desligue os dispositivos durante esse processo.
Quando a configuração for concluída você poderá adicionar um novo roteador ou finalizar a configuração.
Após ser adicionado, o Nó Secundário será exibido na Dashboard do Nó Principal. A partir desse momento você poderá desligar o roteador e levar até o local desejado de instalação. Após posicionar o roteador, verifique na Dashboard do Nó Principal o valor do nível de sinal, para um bom desempenho recomendamos um nível de sinal de até -65dBm.
Adicionando através do botão sincronizar.
A adição de um Nó Secundário na rede Mesh pode ser feita também através do botão Sincronizar, através do Menu Rede > INMESH . Para realizar a sincronia, pressione o botão no Roteador Principal e em seguida no Segundo Roteador que deseja adicionar.
Adicionando via cabo.
Além disso, também é possível realizar o procedimento via cabo. Você deve ligar o roteador secundário (certifique-se que ele esteja atualizado na versão 1.21.8 ou superior e no padrão de fábrica), e então conecte um cabo de rede entre a porta LAN do roteador principal e a porta LAN do roteador secundário e aguarde. Confira exemplos, conforme imagens ilustrativas abaixo:
Caso realize o procedimento de adição do nó secundário de uma das duas formas orientadas anteriormente, o roteador deverá levar em torno de dois minutos para ser adicionado ao principal.
Minha Rede InMesh
Após formar a rede Mesh, o menu Minha Rede InMesh estará disponível na Dashboard, onde através dele você poderá visualizar os roteadores da sua rede Mesh, bem como visualizar informações como nível de Sinal do roteador, Roteador em que ele está conectado e Dispositivos conectados ao Nó.
Você pode adicionar novos Nós na rede clicando em "Adicionar Roteador" e visualizar mais informações ou excluir o nó clicando no menu localizado a direita sinalizado com três pontos.
O Menu Visualizar permite verificar informações relacionadas ao Nó, exibindo Status de Conexão, Qualidade de sinal, Taxa de download e Taxa de upload.
Também exibe Informações do produto, sendo elas o Modelo do roteador, Versão do firmware, MAC da LAN e a Localização.
Por fim é possível visualizar informações avançadas como Data e hora do sistema, Tempo ativo do roteador e Endereços IPv4 e IPv6.
No menu Controle Parental será possível acessar as configurações da Agenda de Bloqueio e acessar as regras de Controle Parental para dispositivos.
A configuração da Agenda de bloqueio está disponível através do caminho Menu > Controle Parental > Agenda de bloqueio.
Nesta tela é possível as Agendas de bloqueio existentes e também terá opções para adicionar novas agendas, editar e remover. Através das Agendas de bloqueio você poderá definir uma tabela de horários para cada dia da semana, na qual o acesso à rede ficará indisponível ao usuário.
Você poderá definir diversos períodos de bloqueio em uma mesma regra, limitado a quantidade de dias e horas existentes na semana.
Ao configurar uma Agenda e salvar ela será exibida na Lista de agendas de bloqueios, você também poderá editar e excluir a Agendas existentes.
A Lista de Dispositivos está disponível através do caminho Menu > Controle Parental > Dispositivos.
Você poderá acessar a lista de dispositivos conectados ao roteador, verificar as configurações de Controle Parental individuais para cada um deles e acessar as regras de controle geral para dispositivos.
Ao clicar em cima de um Dispositivo você terá acesso as configurações individuais de Bloqueio de Dispositivo, Controle de Banda e Filtros de URL.
Você poderá realizar o bloqueio de MAC do dispositivo que está visualizando no momento. Será disponibilizado duas opções, você poderá escolher entre Bloqueio agendado e Bloqueio imediato.
Você poderá realizar configurações de Controle de Banda por dispositivo. A configuração de banda Global deve estar habilitada e então serão disponibilizadas opções para escolher a velocidade de download e upload, se o tipo do controle será priorização ou limite.
Você poderá realizar configurações de Filtro de URL por dispositivo, bloqueando acesso a aplicações específicas e também o acesso às URLs de sua preferência.
A ativação dos filtros ocorre através dos botões de alternância (toogle button). Além disso, existe a opção Outros, que ao ativar, permite inserir uma URL personalizada para bloqueio.
Após selecionar os filtros desejados e salvar, ele é apresentado na tela de Filtro de URL, conforme imagem acima.
A opção Ver todas as regras de controle para dispositivos permite que você visualize de forma geral todas as regras de controle parental existentes no roteador. Também será possível realizar a criação e edição de novas regras.
Você terá opções para visualizar a configurar Bloqueios Fixos, Bloqueios Agendados, Controle de Banda e Filtros de URL.
Através da opção Bloqueios Fixos você poderá bloquear dispositivos de se conectar ao roteador via Cabo e Wi-Fi. Nessa tela você irá visualizar a lista de endereços MAC bloqueados, além de opções para adicionar novos MACs, editar e excluir.
Ao configurar um novo bloqueio e salvar, ele é apresentado na tela de Bloqueios Fixos conforme imagem acima. Será possível então editar, excluir e criar novos bloqueios.
Através da opção Bloqueios Agendados você poderá bloquear dispositivos de se conectar ao roteador via Cabo e Wi-Fi por um período de tempo configurado. Nessa tela você irá visualizar a lista de dispositivos e suas respectivas agendas, além de opções para adicionar novos dispositivos, editar e excluir.
Ao configurar um novo bloqueio e salvar, ele é apresentado na tela de Bloqueios Agendados conforme imagem acima. Será possível então editar, excluir e criar novos bloqueios.
Você poderá realizar configurações de Controle de Banda para os dispositivos. A configuração de banda Global deve estar habilitada e então serão disponibilizadas opções para escolher a velocidade de Download e Upload, e também se o tipo do controle será Priorizar ou Limitar.
Após configurar uma regra e salvar, ela será apresentada na tela de Controle de Banda, conforma imagem acima. Será possível então editar, excluir e criar novas regras.
Você poderá realizar configurações de Filtro de URL para os dispositivos. Poderá bloquear acesso a aplicações específicas e também o acesso às URLs de sua preferência.
A ativação dos filtros ocorre através dos botões de alternância (toogle button). Além disso, existe a opção Outros, que ao ativar, permite inserir uma URL personalizada para bloqueio.
Após selecionar os filtros desejados e salvar, ele é apresentado na tela de Filtro de URL, conforme imagem acima.
No menu Segurança, é possível encontrar regras para Redirecionamento de portas, UPnP e DMZ, SIP ALG, Controle de Banda, Filtros Globais e DoS.
A configuração de regras de redirecionamento de portas está disponível através do caminho Menu > Segurança > Redirecionamento de portas.
Nesta tela é possível visualizar todas as regras de redirecionamento existentes e também opções para criar, editar ou remover.
TCP | Selecione esta opção caso deseje que a regra de redirecionamento se aplique apenas a pacotes cujo protocolo de transporte seja o TCP. |
UDP | Selecione esta opção caso deseje que a regra de redirecionamento se aplique apenas a pacotes cujo protocolo de transporte seja o UDP. |
Ambos | Selecione esta opção caso deseje que a regra de redirecionamento se aplique a pacotes cujo protocolo de transporte seja TCP ou UDP (qualquer um). |
Ao configurar uma regra e salvar, ela será apresentada na tela de redirecionamento de portas, você também poderá editar e excluir as regras existentes.
Obs.: é possível criar, no máximo, 20 regras de redirecionamento de portas.
As configurações de segurança estão disponíveis através do caminho Menu > Segurança > UPnP e DMZ.
Nesta tela é possível visualizar as configurações de UPnP e DMZ.
Obs.: se você habilitar a DMZ e salvar, o UPnP será desabilitado automaticamente.
É importante ressaltar que o dispositivo cuja DMZ será aplicada estará vulnerável a qualquer serviço proveniente da rede externa (internet), inclusive potenciais invasores. Não recomendamos a configuração dessa função para dispositivos da rede local que carreguem dados sensíveis.
As configurações de SIP ALG estão disponíveis através do caminho Menu > Segurança > SIP ALG.
Nesta tela é possível ativar ou desativar os SIP ALG (desativado por padrão).
Obs.: tenha em mente que ativar esta função poderá implicar em problemas de conectividade em alguns casos.
As configurações de Controle de Banda estão disponíveis através do caminho Menu > Segurança > Controle de Banda.
Nessa tela é possível visualizar as configurações de controle de banda global. O controle será feito com base na velocidade da sua internet indicada na configuração.
Para auxiliar na configuração, recomendamos realizar primeiro um teste de velocidade de internet, afim de medir com precisão a velocidade da sua conexão. É importante também que o teste seja feito via cabo conectado ao roteador.
Após salvar as configurações, será possível configurar individualmente as regras de controle de banda para cada dispositivo conectado ao roteador acessando a opção Dispositivos.
A opção Dispositivos permite visualizar Cards de dispositivos conectados ao roteador via cabo e via Wi-Fi em cada SSID existente. Também será mostrado o endereço MAC, consumo de banda em tempo real e o nível de sinal dos dispositivos. Também é possível acessar a opção Dispositivos através do Dashboard de Informações, através do card Dispositivos.
Você pode clicar em um card de dispositivo para visualizar informações mais detalhadas e realizar configurações específicas para ele.
Os três primeiros cards na tela tratam a respeito da conexão do dispositivo com o roteador, exibem a geração do Wi-Fi e o nível de sinal caso a conexão seja sem fio. Já os três últimos cards permitem bloquear o dispositivo, realizar um controle de banda individual, e filtros de URL sobre ele.
Para que seja possível ativar o Controle de Banda, você precisa ter definido a velocidade da sua internet na configuração de Controle de Banda Global. (A configuração de Controle de Banda Global pode ser encontrada através do caminho Menu > Segurança > Controle de Banda).
As configurações de Filtros Globais estão disponíveis através do caminho Menu > Segurança > Filtros Globais.
Nessa tela você irá encontrar configurações de Filtros de MAC, Filtros de IP, Filtros de Portas e Filtros de URL.
Através do Filtro de MAC será possível bloquear dispositivos de se conectar ao roteador via Cabo e Wi-Fi. Nessa tela você irá visualizar a lista de endereços MAC bloqueados, além de opções para adicionar novos MACs, editar e excluir.
Ao configurar um Filtro e salvar, ele é apresentado na tela de Filtro de MAC conforme imagem abaixo. Será possível então editar, excluir e criar novos filtros.
Obs.: é possível realizar, no máximo, 20 Filtros de MAC.
através do Filtro de IP será possível bloquear a comunicação com a rede do roteador de endereço um IP específico em protocolo TCP ou UDP. Nessa tela você verá os filtros de IP criados, além de opções para adicionar, editar ou excluir filtros.
TCP | Selecione esta opção caso deseje que a regra de redirecionamento se aplique apenas a pacotes cujo protocolo de transporte seja o TCP. |
UDP | Selecione esta opção caso deseje que a regra de redirecionamento se aplique apenas a pacotes cujo protocolo de transporte seja o UDP. |
Ambos | Selecione esta opção caso deseje que a regra de redirecionamento se aplique a pacotes cujo protocolo de transporte seja TCP ou UDP (qualquer um). |
Ao configurar um Filtro e salvar, ele é apresentado na tela de Filtro de IP conforme imagem acima. Será possível então editar, excluir e criar novos filtros.
Obs.: é possível realizar, no máximo, 20 Filtros de IP.
A configuração de Filtro de Portas, permite que você faça restrições à comunicação do roteador por meio de uma porta e/ou faixa de portas específicas. Essa função pode ser utilizada por exemplo para limitar acesso de determinadas aplicações online.
Nessa tela você verá a opções para adicionar novos filtros, também poderá editar e excluir filtros existentes.
TCP | Selecione esta opção caso deseje que a regra de redirecionamento se aplique apenas a pacotes cujo protocolo de transporte seja o TCP. |
UDP | Selecione esta opção caso deseje que a regra de redirecionamento se aplique apenas a pacotes cujo protocolo de transporte seja o UDP. |
Ambos | Selecione esta opção caso deseje que a regra de redirecionamento se aplique a pacotes cujo protocolo de transporte seja TCP ou UDP (qualquer um). |
Ao configurar um Filtro e salvar, ele é apresentado na tela de Filtro de Portas conforme imagem acima. Será possível então editar, excluir e criar novos filtros.
Obs.: é possível realizar, no máximo, 20 Filtros de Portas.
Através dos Filtro de URL você pode bloquear acesso a aplicações específicas e também o acesso às URLs de sua preferência.
Nessa tela você verá opções para adicionar novos filtros, também poderá editar e excluir filtros existentes.
A ativação dos filtros ocorre através dos botões de alternância (toogle button). Além disso, existe a opção Outros, que ao ativar, permite inserir uma URL personalizada para bloqueio.
Após selecionar os filtros desejados e salvar, ele é apresentado na tela de Filtro de URL, conforme imagem acima.
Obs.: é possível realizar, no máximo, 16 filtros de URL.
O firewall integrado em nossos roteadores desempenha um papel crucial na proteção de sua rede contra ameaças cibernéticas. Ele atua como uma barreira de segurança, controlando o tráfego de rede e filtrando pacotes de dados com base em regras predefinidas.
As ferramentas do sistema estão disponíveis através do caminho Menu > Ferramentas.
A ferramenta de Site Survey está disponível através do caminho Menu > Ferramentas > Site survey.
Nesta tela é possível visualizar a ferramenta de varredura de redes.
Através do gráfico será possível fazer a leitura dos canais em utilização no ambiente, bem como visualizar cada SSID alcançável e o seu nível de sinal.
Ao passar o cursor por cima de uma rede Wi-Fi no gráfico, será exibido um pequeno Card com informações de canal, o endereço MAC, o protocolo de segurança, o nível de sinal e um pequeno gráfico em barras sinalizando se o nível de sinal mostrado é um nível bom (verde), normal (amarelo) ou ruim (vermelho), conforme imagem abaixo.
A ferramenta Ping está disponível através do caminho Menu > Ferramentas > Ping.
A ferramenta Ping pode ser utilizada para checar a comunicação entre o Roteador e algum dispositivo, na rede WAN ou LAN. Você pode realizar o Ping para um endereço IP ou nome de domínio.
Por padrão, caso não seja especificado nenhum parâmetro adicional, a ferramenta executará um ping de 4 tentativas para o IP/Host especificado.
Após obter o resultado, são exibidas as informações de: Nome do Host, Endereço IP, TTL (número máximo de saltos), quantidades de pacotes enviados e recebidos e o RTT (tempo de resposta).
A ferramenta Traceroute está disponível através do caminho Menu > Ferramentas > Traceroute.
A ferramenta Traceroute pode ser utilizada para verificar a rota do dispositivo até um destino, exibindo quantos saltos são necessários realizar para que um pacote saindo do roteador chegue até o destino especificado, também informará Domínio, Endereço IP e Latência para cada salto realizado pelo pacote.
Após obter o resultado, são exibidas as informações de: Nome do Host, Endereço IP, Tamanho dos pacotes, Número do Salto, Domínio do Salto, Endereço IP do Salto, Latência 1, 2 e 3 dos Saltos.
A ferramenta WPS está disponível através do caminho Menu > Ferramentas > WPS.
A ferramenta WPS (Wi-Fi Protected Setup) pode ser utilizada para que um cliente wireless automaticamente sincronize suas configurações, para que de forma fácil e segura se conecte ao Ponto de Acesso.
A ferramenta Assistente IoT está disponível através do caminho Menu > Ferramentas > Assistente IoT.
A ferramenta Assistente IoT pode ser utilizada para que facilite a conexão com dispositivos que utilizam apenas a frequência 2,4 Ghz, a função deixa seu smartphone na frequência 2,4 GHz por 30 minutos para instalar seus produtos smart home.
As configurações do sistema estão disponíveis através do caminho Menu > Configurações do sistema.
A atualização de firmware está disponível através do caminho Menu > Configurações do sistema > Atualizar.
Nesta tela é possível visualizar duas opções para realizar a atualização de firmware.
As configurações de credenciais do roteador estão disponíveis através do caminho Menu > Configurações do sistema > Usuário e senha.
Nesta tela é possível visualizar os campos para alteração do usuário e senha de acesso.
Por questões de segurança, é importante que você configure uma senha forte de acesso ao roteador. Uma senha forte é longa e deve conter letras, números e caracteres especiais (por exemplo, m1nh4.S3NH4@inTEL642bras seria uma opção melhor do que admin).
A opção para reiniciar o roteador está disponível através do caminho Menu > Configurações do sistema > Reiniciar.
A reinicialização poderá ocorrer em um período de até 30 minutos a partir do horário configurado. Essa funcionalidade só é executada se o roteador estiver conectado à Internet. O relógio será automaticamente sincronizado com o horário de Brasília.
As configurações de restauração do roteador estão disponíveis através do caminho Menu > Configurações do sistema > Restaurar.
Nesta tela é possível visualizar opções para restaurar o produto ao padrão de fábrica e também para configurar o botão de RST/WPS.
Além disso, você também pode restaurar o roteador pressionando o botão RESET/WPS (atrás do roteador) pelo tempo determinado no campo Tempo pressionado (segundos).
As configurações de Data e Hora estão disponíveis através do caminho Menu > Configurações do sistema > Data e Hora.
Através das configurações de Data e Hora você poderá visualizar o sincronismo do roteador em relação ao horário de Brasília e alterar os servidores NTP utilizados pelo roteador. As configurações de Data e Hora são utilizadas para realizar o Reinício do Sistema de Forma automática.
As configurações de Gerenciamento Remoto estão disponíveis através do caminho Menu > Configurações do sistema > Gerenciamento Remoto.
As configurações de TR069 estão disponíveis através do caminho Menu > Configurações do sistema > Gerenciamento Remoto > TR069.
Clique na imagem abaixo para apresentar os parâmetros.
As configurações de Log do roteador estão disponíveis através do caminho Menu > Configurações do sistema > Gerenciamento.
Através das configurações do Serviço de Log será possível monitorar o roteador, através de um servidor de log para que o roteador envie os principais logs do sistema, de acordo com o nível de severidade definido.
Através desta tela, o Roteador pode trocar de Modo de Operação, dentre eles Roteador Wireless, Ponto de Acesso ou Repetidor Wi-Fi, Obs.: Ao mudar de Modo, a conexão o Roteador será perdida e o mesmo irá Reiniciar, o modo de conexão com o Roteador será alterado.
Habilitado, os LEDs funcionarão normalmente. Quando desabilitado, os LEDs do roteador ficarão desligados.
Problema | Solução |
---|---|
O que fazer quando não consigo acessar a internet? | Você pode tentar as seguintes opções:
1ª opção: verifique se todos os cabos estão conectados corretamente, conforme a seção 1.1. Instalação e se todos os equipamentos da rede estão ativos. 2ª opção: desligue e ligue novamente o roteador e os demais equipamentos que proveem a sua conexão com a internet. 3ª opção: certifique-se de que não haja problema com o seu serviço de banda larga (ADSL/cabo). |
O que fazer quando não consigo acessar a página web de configuração? | Verifique todas as conexões físicas. O dispositivo que você irá usar para realizar a configuração (computador, notebook ou outro) deve estar conectado ao roteador via cabo (LAN) ou via Wi-Fi. Verifique se o seu dispositivo (computador, notebook ou outro) está configurado para obter endereço IP automaticamente nas definições de rede. Se você estiver tentando acessar através de um smartphone, desabilite os dados móveis e tente novamente.
Obs.: limpe o cache do navegador de internet antes de tentar acesso à página web para realizar as configurações. |
O que posso fazer se eu esquecer a senha da rede Wi-Fi? | 1ª opção: conecte um dispositivo via cabo de rede a uma das portas LAN do roteador. Em seguida, utilizando um navegador web, acesse a interface de configuração do produto, siga o caminho Menu > Rede > Wi-Fi e configure novamente sua senha.
2a opção: restaure as configurações de fábrica do roteador, pressionando o botão RESET/WPS por 20 segundos. Em seguida, configure novamente o roteador conforme explicado neste manual na seção Configuração via interface web. |
O que posso fazer se eu esquecer a senha para acessar a interface web? | Restaure as configurações de fábrica do roteador, pressionando o botão RESET/ WPS por cerca de 20 segundos. Após esse tempo, o produto irá reiniciar. Em seguida, configure novamente o roteador conforme a seção Configuração via interface web .
Obs.: se as configurações do seu produto são gerenciadas pelo seu provedor ou operadora de internet, consulte-o antes de realizar esse procedimento. |
O que fazer quando a rede 5 GHz não aparecer no meu dispositivo? | Verifique nas especificações técnicas de seu dispositivo se ele tem suporte a redes Wi-Fi 5 GHz, uma vez que nem todos os dispositivos têm suporte a essa frequência.
Se você configurou as redes 2.4 GHz e 5 GHz com o mesmo nome, por exemplo, MINHA_CASA, quando você for procurar a rede em seus dispositivos, você verá apenas a rede Wi-Fi com o nome MINHA_CASA, não tendo, portanto, diferenciação entre as frequências. |
O que fazer quando não consigo uma boa conexão na rede Wi-Fi? | Para uma boa conexão com o roteador, o seu dispositivo deve estar dentro da área de abrangência de sinal da rede, ou seja, recebendo e enviando sinal Wi- Fi adequadamente e com pouca interferência de outros roteadores Wi-Fi ou dispositivos na mesma frequência de operação (2.4 ou 5 GHz). Para melhorar a sua conexão você pode tentar:
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A rede Wi-Fi do meu dispositivo (celular, computador ou outro) às vezes desconecta e conecta novamente à rede do roteador. O que fazer? | 1ª opção: você está usando nomes diferentes para as redes 2.4 GHz e 5 GHz e salvou ambas em seu dispositivo, deixando que ele escolha automaticamente entre elas? Caso positivo, remova no seu dispositivo uma das redes (por exemplo, esquecendo a rede no smartphone). Verifique se o comportamento para de ocorrer. Alguns dispositivos podem ficar alternando entre as redes salvas, por isso você notará as desconexões. Recomendamos manter salva somente uma das redes no dispositivo que apresentar esse problema.
2a opção: você deu nomes iguais às redes Wi-Fi 2.4 GHz e 5 GHz? Caso positivo, mude os nomes para que fiquem diferentes. Por exemplo, se sua rede 2.4 GHz foi configurada com o nome Minha rede, mude o nome da rede 5 GHz para Minha rede 5G. Se nenhuma opção resolver o seu problema, entre em contato com nosso suporte. |
Como restauro meu roteador para as configurações padrão de fábrica? | Com o produto ligado e em operação normal, pressione o botão RESET/ WPS por cerca de 20 segundos. Ao atingir o tempo de reset, com exceção do LED Power, os demais LEDs do produto irão apagar. Quando isso ocorrer, você pode parar de pressionar o botão. Após soltar o botão, aguarde alguns segundos enquanto a configuração é restaurada. Você também pode restaurar pela interface web, conforme a seção Configurações do Sistema > Restaurar.
Obs.: se as configurações do seu produto são gerenciadas pelo seu provedor ou operadora de internet, consulte-o antes de realizar esse procedimento. |
Fica expresso que esta garantia contratual é conferida mediante as seguintes condições:
Nome do cliente:
Assinatura do cliente:
N° da nota fiscal:
Data da compra:
Modelo:
N° de série:
Revendedor:
1. Todas as partes, peças e componentes do produto são garantidos contra eventuais vícios de fabricação, que porventura venham a apresentar, pelo prazo de 5 (cinco) anos – sendo este de 90 (noventa) dias de garantia legal e 57 (cinquenta e sete) meses de garantia contratual –, contado a partir da data da compra do produto pelo Senhor Consumidor, conforme consta na nota fiscal de compra do produto, que é parte integrante deste Termo em todo o território nacional. Esta garantia contratual compreende a troca gratuita de partes, peças e componentes que apresentarem vício de fabricação, incluindo as despesas com a mão de obra utilizada nesse reparo. Caso não seja constatado vício de fabricação, e sim vício(s) proveniente(s) de uso inadequado, o Senhor Consumidor arcará com essas despesas.
2. A instalação do produto deve ser feita de acordo com o Manual do Produto e/ou Guia de Instalação. Caso seu produto necessite a instalação e configuração por um técnico capacitado, procure um profissional idôneo e especializado, sendo que os custos desses serviços não estão inclusos no valor do produto.
3. Constatado o vício, o Senhor Consumidor deverá imediatamente comunicar-se com o Serviço Autorizado mais próximo que conste na relação oferecida pelo fabricante – somente estes estão autorizados a examinar e sanar o defeito durante o prazo de garantia aqui previsto. Se isso não for respeitado, esta garantia perderá sua validade, pois estará caracterizada a violação do produto.
4. Na eventualidade de o Senhor Consumidor solicitar atendimento domiciliar, deverá encaminhar-se ao Serviço Autorizado mais próximo para consulta da taxa de visita técnica. Caso seja constatada a necessidade da retirada do produto, as despesas decorrentes, como as de transporte e segurança de ida e volta do produto, ficam sob a responsabilidade do Senhor Consumidor.
5. A garantia perderá totalmente sua validade na ocorrência de quaisquer das hipóteses a seguir: a) se o vício não for de fabricação, mas sim causado pelo Senhor Consumidor ou por terceiros estranhos ao fabricante; b) se os danos ao produto forem oriundos de acidentes, sinistros, agentes da natureza (raios, inundações, desabamentos, etc.), umidade, tensão na rede elétrica (sobretensão provocada por acidentes ou flutuações excessivas na rede), instalação/uso em desacordo com o manual do usuário ou decorrentes do desgaste natural das partes, peças e componentes; c) se o produto tiver sofrido influência de natureza química, eletromagnética, elétrica ou animal (insetos, etc.); d) se o número de série do produto tiver sido adulterado ou rasurado; e) se o aparelho tiver sido violado.
6. Esta garantia não cobre perda de dados, portanto, recomenda-se, se for o caso do produto, que o Consumidor faça uma cópia de segurança regularmente dos dados que constam no produto.
7. A Intelbras não se responsabiliza pela instalação deste produto, e também por eventuais tentativas de fraudes e/ou sabotagens em seus produtos. Mantenha as atualizações do software e aplicativos utilizados em dia, se for o caso, assim como as proteções de rede necessárias para proteção contra invasões (hackers). O equipamento é garantido contra vícios dentro das suas condições normais de uso, sendo importante que se tenha ciência de que, por ser um equipamento eletrônico, não está livre de fraudes e burlas que possam interferir no seu correto funcionamento.
8. Após sua vida útil, o produto deve ser entregue a uma assistência técnica autorizada da Intelbras ou realizar diretamente a destinação final ambientalmente adequada evitando impactos ambientais e a saúde. Caso prefira, a pilha/bateria assim como demais eletrônicos da marca Intelbras sem uso, pode ser descartado em qualquer ponto de coleta da Green Eletron (gestora de resíduos eletroeletrônicos a qual somos associados). Em caso de dúvida sobre o processo de logística reversa, entre em contato conosco pelos telefones (48) 2106-0006 ou 0800 704 2767 (de segunda a sexta-feira das 08 ás 20h e aos sábados das 08 ás 18h) ou através do e-mail suporte@intelbras.com.br.
Sendo estas as condições deste Termo de Garantia complementar, a Intelbras S/A se reserva o direito de alterar as características gerais, técnicas e estéticas de seus produtos sem aviso prévio.
Todas as imagens deste manual são ilustrativas.
Produto beneficiado pela Legislação de Informática.
Este equipamento não tem direito a proteção contra interferência prejudicial e não pode causar interferência em sistemas devidamente autorizados.
Este é um produto homologado pela Anatel, o número de homologação se encontra da etiqueta do produto, para consultas acesse o site: sistemas.anatel.gov.br/sch.
Suporte a clientes: (48) 2106 0006
Fórum: forum.intelbras.com.br
Suporte via chat chat.apps.intelbras.com.br
Suporte via e-mail suporte@intelbras.com.br
SAC: 0800 704 2767
Onde comprar? Quem instala?: 0800 704 2767
Produzido por: Intelbras S/A – Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira
Rodovia SC 281, km 4,5 – Sertão do Maruim – São José/SC – 88122-001
CNPJ 82.901.000/0014-41 – wwww.intelbras.com
Indústria Brasileira